top of page
O Lugar desenhado em Passagem de Mariana

 

Passagem, um dos distritos da cidade mineira de Mariana, é um lugar encantado, mais ou menos fácil de desenhar. Mas é preciso que estejamos inspirados, porque é um distrito colorido e cheio de vida. Tem muita música, muita comida gostosa, muito teatro, muitos palhaços divertidos, muitas histórias misteriosas, um jornal de notícias locais, bibliotecas, muitas montanhas, árvores, flores e também um ribeirão que esfria o lugar durante o inverno. E uma mina: a mina de Passagem.

O distrito foi criado há muito tempo, em julho do ano de 1890. O nome foi escolhido por causa da Mina da Passagem, descoberta no século XVIII e de onde se retirou muito ouro. Mais tarde, por meio de outro decreto, desta vez no ano de 1938, o distrito passou a se chamar Passagem de Mariana. 

Em maio do ano de 2022, Passagem de Mariana se transformou, por lei municipal, no primeiro distrito criativo de Minas Gerais. Um “distrito criativo” é um espaço capaz de unir cultura e geração de renda. Na prática, a lei reconhece o potencial econômico de Passagem por meio de suas associações musicais, pela culinária, pelo patrimônio histórico, festivais locais, museus, bibliotecas, conteúdos digitais e publicidade, entre outros. A ideia é despertar e incentivar a criatividade da população local e, a partir de novos projetos, alavancar a economia e o desenvolvimento sustentável.

Mas Passagem de Mariana existe mesmo é nas pessoas. As que nasceram ali, na região, aquelas que criaram e mantêm as bandas de música, aquelas que trabalham os sabores do fogão à lenha, as que ensinam nas escolas, as que limpam as ruas e cuidam dos jardins, as que ensinam a rezar, a bordar e a cantar. Há também as que ensinam novas canções, novas artes e novas formas de lidar com as tecnologias. Há até aquelas que caçam assombrações. E há, é claro, aquelas que vieram de outros lugares e que se apaixonaram de vez pelo distrito, transformando-o em sua morada.

Histórias

bottom of page